Home Office sem procrastinação!

Confira as dicas para fazer seu trabalho em casa render

O Home Office pode ser o sonho de consumo de muitos brasileiros. Já imaginou não precisar pegar trânsito, poder almoçar em casa e ainda trabalhar com a roupa que quiser? A ideia é realmente tentadora, contudo, além de não ser viável para todos, requer muita concentração para render.

Em geral, as principais formas de fazer Home Office é sendo um empreendedor/autônomo ou contratado por uma empresa. No primeiro caso, existe a chamada empresa home based, neste caso, a pessoa acaba sendo seu próprio chefe e quem vive essa realidade sabe que o expediente pode ir muito além das comuns 8 horas diárias ou 5 dias semanais. Trabalhando para si mesmo é necessário ter dedicação e sobretudo, organização no dia a dia. 

E na situação em que se é contratado por uma empresa, muita gente pensa que o trabalho é mais brando, contudo, é um engano. Geralmente, o tempo que você gasta em um escritório normal conversando com os colegas ou tomando aquele café, no Home Office é revertido em produtividade. 

E claro que dentro da sua própria casa muitas coisas podem retirar a concentração. A cama dá vontade de dormir, a televisão dá vontade de ver aquele programa no meio da tarde, a família podem querer conversar no meio do trabalho e por aí vai. Neste caso, você pode criar alguns hábitos que deixe o expediente mais produtivo, sem procrastinação.

Respeite os horários

Se você chega atrasado várias vezes no escritório tradicional é provável que em algum momento seja chamado a atenção, em contrapartida, ficar além do expediente também não faz bem. Neste caso, se você trabalha em casa, estabeleça horários de acordo com as demandas. O horário de almoço também é sagrado, é importante que você tire todos os dias. Assim, você cria uma rotina e, consequentemente, fica mais disciplinado.

O ambiente influencia

Depois de estabelecer horários, é primordial ter um ambiente favorável para trabalhar. Não dá para cumprir as tarefas deitado na cama, por exemplo. Neste caso, tenha um espaço silencioso, com uma mesa e uma cadeira confortável. Além disso, o espaço precisa ser limpo e organizado.

Tire o pijama

Quando você trabalha fora de casa, acorda cedo, toma banho e veste uma roupa mais profissional. O recomendável é ter essa atitude quando se trabalha em casa também, um banho, por exemplo, pode te dar mais ânimo. Se surgir uma reunião no meio do dia presencialmente ou vídeo-conferência, você também já estará arrumado.

Cuidado com a solidão

Em casa não tem a companhia dos colegas de trabalho, essa interação pode fazer falta e muitas vezes você pode se sentir solitário. Neste caso, se você trabalha para uma empresa, tenta ir pelo menos uma vez por semana no escritório, dê preferência para as reuniões presenciais e almoce com os colegas quando puder. 

Com organização e concentração é possível trabalhar muito bem dentro de casa. É uma modalidade de trabalho ainda em crescimento, mas que pode ser uma boa saída para garantir produtividade e qualidade de vida. 

Tags: carreira qualdiadedevida

Veja mais